Festival Internacional de Teatro de Bonecos
Ceilândia - 18/10/2011
domingo, 23 de outubro de 2011
Halo solar no Distrito Federal
No mesmo dia do segundo jogo do campeonato no recreio, visualizamos um círculo em torno do sol que não sabíamos o que era... Fomos pesquisar e descobrimos se tratar de um halo solar, que se forma quando há cristais de gelo no céu. Vejam a foto tirada por mim e a reportagem do Correio Braziliense para entender um pouquinho mais desse fenômeno tão bonito.
Fenômeno natural, halo solar é visto pelos moradores do DF e de Goiás
Correio Braziliense
Publicação: 30/09/2011 12:26 Atualização: 30/09/2011 21:51
Os moradores do Planalto Central estão sendo os únicos a visualizar o fenômeno do halo solar que está ocorrendo desde às 11h desta sexta-feira (30/9). O evento natural ocorre quando os raios solares atingem os cristais de gelo nas nuvens e são refletidos. Para quem vê o fenômeno, as cores em volta do Sol parecem as de um arco-íris. Além de ser observado no DF, o halo é visto também em Goiás.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão para que o grande círculo no céu deixe de ser visto. O Inmet informou ainda que hoje o fenômeno poderá ser observado no Distrito Federal e em Goiás, pois para ocorrer depende da quantidade de cristais de gelo presente nas nuvens, o que naturalmente dificulta a visualização em várias outras localidades.De acordo com um dos meteorologistas do Inmet, Manoel Rangel, o fenômeno natural não significa que irá chover. "Com halo ou sem halo, ele aparecendo ou não, uma situação não tem nada a ver com a outra. O evento pode ocorrer durante todo o ano, mas é comum durante a passagem do inverno para a privamera". Ele diz que a temperatura sentida pelos brasilienses não interfere na formação do halo. "Nós estamos bem abaixo da camada mais fria da atmosfera, então o que sentimos, seja calor ou frio, não tem nehuma relação com o fenômeno observado".O Inmet informou, ainda, que o halo pode ser visto de várias formas. Entre elas, quadriculada ou em forma de linha reta, por exemplo. "Este é um fenômeno ótico normal. Não é possível prevê-lo, pois todos os aspectos que o fazem acontecer variam de local para local, condições climáticas e alguns outros pontos", explica Rangel.Chuva no DFO Inmet afirmou que a chuva chega ao Distrito Federal na próxima terça-feira (4/10) e fica até quarta-feira (5/10). "Durante este fim de semana o morador do DF vai sentir o clima bem abafado e, na segunda-feira à noite, devem começar a cair os primeiros pingos d'água", prevê Rangel. Além disso, a expectativa é a de que uma frente fria chegue à região. "Na chuva do começo da semana, havia no DF grandes aglomerados de nuvens, mas desta vez vai chover mesmo", completa.
Assinar:
Postagens (Atom)
